sábado, 4 de junho de 2011

Daniel Groove Man

Espaço reservado para quem curte o bom e velho Funk , o verdadeiro é claro !
Sou um apaixonado pela música , mais precisamente a música dos anos 60 , 70 e 80 . Teremos aqui muito Funk Rare Groove , Jazz , Funk Jazz , Jazz Soul , Afro Beat , Disco Funk , Disco . Farei questão de divulgar aqui no Blog Daniel Groove Man tudo que eu aprendi de música , todo lado obscuro do Funk , e fica aberto a todos os seguidores divulgarem também . Tenho certeza que não haverá nenhum comentário em relação a certos estilos de " música " como por exemplo " Funk " carioca e afins , mas se houver , este comentário será deletado , não há espaço para estilos de mau gosto . No mais aprecie o Funk !

Daniel

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Rarities Web Rádio

Resolvi montar uma Web Rádio para que eu possa compartilhar uma das coisas que eu mais gosto , a música , e mais precisamente as décadas de 70 & 80 . Teremos na Rarities Web Rádio uma verdadeira mistura de ritmos com muito Funk , Soul , Jazz , Afro Beat , Disco Funk , Anos 80 , enfim , tudo relacionado a essas duas décadas , que para mim , foram as melhores . Então é só clicar no link abaixo e preparar os tímpanos .

Enjoy !

Funky 16 Corners - Show 4





















Richards People – Yo Yo (Tuba)
Johnny Griffiths – Do It (Triple B)
Okie Duke – Ain’t No Color To Soul (Ovation)
Dave Lewis – Mmm Mmm Mmm (Panorama)
Stacy Lane – African Twist (Excello)
Different Strokes – Sing a Simple Song (Okeh)
Sod – Too Loose to Get Tight Pt 1 (Decca)
Gene Waiters – Shake & Shingaling Pt1 (Fairmount)
Kingpins – In the Pocket (Atco)
Ernie K Doe – Here Come the Girls (Janus)
Tammi Terrell – Oh What a Good Man He Is (Motown)
Rudy Ray Moore & the Fillmore St Soul Rebellion – Put Your Weight On It Pt 1 (Evolution)
Vicki Anderson – If You Don’t Give Me What I Want (King)
Backyard Heavies – Expo 83 (Scepter)
Joe Tex – You’re Right, Ray Charles (Dial)




Funky 16 Corners - Show 3





















Brian Auger/Julie Driscoll – Tramp (Polydor)
Average White Band – TLC (MCA)
Big John Hamilton – Big Fanny (SSS Intl)
Society’s Bag – Let It Crawl (WB)
Fatback Band – Going to See My Baby (Perception)
Fred Wesley & the JBs – Everybody Got Soul (People)
A.A.B.B. – Pick Up the Pieces One By One (Identify)
Monk Higgings – Gotta be Funky (UA)


Funky 16 Corners - Show 1



















Average White Band – Pick Up the Pieces (Atlantic)
Lyn Collins – Think (About It) (People)
Mongo Santamaria – Lady Marmalade (Vaya)
Manu Dibango – New Bell (Atlantic)
Isley Brothers – Fight the Power (T-Neck)
Gladys Knight & the Pips – Thank You Falletinme Be Mice Elf Agin (Soul)
Hoctor – Gold Coast (Hoctor)
Bobby Byrd – I Know You Got Soul (King)
Barrett Strong – Stand Up and Cheer For the Preacher (Epic)
LTD – Every Time I Turn Around (Back In Love Again) ()
Billy Preston – Outta Space (A&M)
Eddie Kendricks – Keep On Truckin’ (Tamla)
O’Jays – I Love Music Pt1 (PI)
Joe Bataan – Latin Strut (Mericana)
Louie Ramirez – Do It Any Way You Wanna (Cotique)
Joe Bataan – Shaft (Fania)



Funky 16 Corners - Show 2





















earth wind & fire – bad tune
yellow sunshine – yellow sunshine
moments – la la la
curtis knight – hi-low
eddie kendricks – girl you need a change of mind
brother to brother – hey, what’s that you say
the politicians – psycha-soula-funkadelic
burundi black
sweetwater – compared to what
kc & the sunshine band – do it good
lincoln mayorga – peace train
watts 103rd st. rhythm band – fried okra
undisputed truth – ungena za ulimwengu



Ju-Par Universal Orchestra - Moods & Grooves




















Raridade sensacional da cena Funk !! Ju-Par Universal Orchestra gravou apenas essa pérola, "Moods & Grooves" em 1976 misturando Funk, Soul & Disco Music. Os temas são instrumentais com vocal ocasional em algumas faixas. Arranjado e composto por Dick Boyell, o álbum tornou-se cultuado através dos anos sendo objeto de desejo entre muitos colecionadores desse gênero. RARE & VERY AMAZING INSTRUMENTAL FUNK ALBUM AND OF COURSE HIGHLY RECOMMENDED!!!!


Tracks
01. Funky Music
02. Beauty & The Beast
03. Time
04. Chicago Calypso
05. Mocha Velvet
06. Is Anyone Listening
07. Flute Salad
08. Gotta-Get-A-Way





Gregory James Edition - Prophets Of Soul

Gregroy James Edition foi uma sensacional banda de Funk Jazz, baseada em Chicago que deixou apenas como registro histórico este magnífico álbum "Prophets Of Soul", em 1973. Com ênfase nos trabalhos de teclados do líder da banda, Gregory Bibb, o grupo executa os temas com estilo próprio tranformando grandes sucessos de Al Green, Burt Bacharach, Bill Whiters, Isaac Hayes e também temas próprios numa textura de grooves deliciosos e com muita originalidade. Um álbum que continua atualíssimo nos dias de hoje apesar de ser gravado na década de 70. RARE, INCREDIBLE, MARVELOUS & THE KILLER INTRUMENTAL FUNK JAZZ ALBUM ABSOLUTELY RECOMMENDED!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Tracks:
01. Brother Marcus
02. Ain't No Sunshine
03. Gradma Heavy
04. Shaft
05. Changing Things
06. Love & Happiness
07. Make It Easy On Yourself

Groove - Estado de espírito !


A palavra "groove" significa, em um estilo descontraído, dizer "diversão", "divertido".
O termo aplica-se no primeiro sulco para a batida, um termo usado para referir-se à medição e ao embelezamento das seções do ritmo. "o conceito de groove (um termo que tem sido teorizado por analistas como muito recentemente, mas que foi muito usado por músicos), foi um entendimento do fluxo e textura rítmica e realça o seu papel na produção de um sentimento e uma dinâmica especial para a música. A sensação criada pela repetição rítmica de quadros em que as mudanças podem acontecer. "

Em outras palavras, o groove é um sentimento e um padrão específico de dinâmica aplicada a um ritmo regular.
É também um termo musical que significa incluir um ritmo baseado na primeira batida da medida, a característica do funk de James Brown, mas cuja utilização é em demasia, uma vez que se aplica tanto ao funk, R 'n'B .

Groove é um estado de espírito !

Herbie Hancock

Herbie Hancock (Chicago, 12 de Abril de 1940) é um pianista e compositor norte-americano, considerado um dos mestres do jazz.
Tocou ao lado de grandes músicos, com destaque para sua colaboração com Miles Davis nos anos 60, em um quinteto que se tornou antológico na história do Jazz. Ali, Hancock foi introduzido ao piano elétrico Fender Rhodes, ao qual adaptou-se imediatamente e tão logo experimentou a improvisada adaptação de um pedal de wah-wah e uma câmara de eco (um Echoplex). Harold Rhodes, pai do piano elétrico, ao noticiar essas estranhas e até então originais conexões, providencia para que esses conectores constem em todos os novos modelos deste piano.
Uma década adiante, emergindo do universo de Miles Davis, Herbie Hancock monta um grupo com maiores aproximações à tradição popular afro-americana, de uma sonoridade bem mais acessível ao grande público e de grande sucesso. No álbum de título homônimo ao deste grupo, Head Hunters (1973), Hancock alterna bem sucedidas experimentações pelo eletrofunk com pitadas daquele espírito do quinteto de Miles.
Sua discografia inclui discos voltados para o Jazz assim como algumas incursões pelo Fusion, Funk e Música Clássica. Poucos pianistas têm ou tiveram uma carreira tão fecunda quanto Hancock, que já atravessa algumas décadas como um dos maiores pianistas da história do Jazz. Gravou com Chick Corea um dos mais belos e surreais trabalhos de dupla ao piano: An Evening With Herbie Hancock and Chick Corea .








Mahavishnu Orchestra

Banda criada em 1970 por John McLaughlin (guitarra), e composta em sua primeira formação por McLaughlin, Billy Cobham (bateria), Rick Laird (baixo), Jerry Goodman (violinos elétrico e acústico) e Jan Hammer (piano elétrico, sintetizadores). Essa formação gravou três discos: In the inner mounting flame (1971), Birds of Fire (1972) e Between Nothingness and Eternity, registro do concerto de despedida da banda no Central Park de New York em 1973.
No ano seguinte, McLaughlin decidiu experimentar um som mais orquestral e gravou Apocalypse, com a LSO. A formação da Mahavishnu contava então com Narada Michael Walden (bateria, piano, vocais) Ralphe Armstrong(baixo fretless), Jean-Luc Ponty (violinos elétrico e acústico), Gayle Moran (piano e vocais principais), além de um trio de cordas formado por Steven Kindler (violino), Carol Shieve (viola) e Phillip Hirsch (cello). Além de Apocalypse, gravam Visions of the Emerald Beyond e desfazem a formação.
Em 1976, McLaughlin, já próximo das sonoridades religiosas hindus, decide fazer uma volta à Mahavishnu "elétrica", convocando Ralphe Armstrong, Narada Michael Walden e o tecladista Stu Goldberg para gravar Inner Worlds, um disco de jazz-rock bastante eletrificado e com boa experimentação eletrônica. Após a participação da banda no Festival de Ealing (Inglaterra), no entanto, McLaughlin arquiva a Mahavishnu.
Em 1984, após um longo namoro com o jazz europeu e sonoridades acústicas, John McLaughlin reinventa a Mahavishnu Orchestra, com as participações de Mitchell Forman (teclados), Billy Cobham (bateria), Bill Evans (saxofone) e o menino prodígio Jonas Hellborg (baixo). Gravaram dois discos : Mahavishnu (84) e Adventures in Radioland (87).



Return To Forever

Return to Forever foi uma banda jazz fusion, criada e liderada pelo tecladista Chick Corea. Vários músicos por ela transitaram. Stanley Clarke foi o único parceiro constante de Corea. Juntamente com o Weather Report e o Mahavishnu Orchestra, Return to Forever formava o núcleo jazz fusion dos anos 1970. Além de Clarke, vários outros músicos, como Flora Purim, Airto Moreira e Al Di Meola tornaram-se conhecidos através de suas participações nos álbuns do Return to Forever.
De sua primeira formação, participavam, além de Corea nos teclados e Stanley Clarke, no baixo, Joe Farrell, sax soprano e flautas, Airto Moreira, percussão, e Flora Purim, voz.
Em fevereiro de 1972, a banda grava o primeiro disco, incluindo a famosa composição de Corea, La Fiesta. Em setembro do mesmo ano, grava Light as a Feather - uma compilação de melodias brasileiras, reinterpretadas segundo as influências jazzísticas do grupo.
Em 1973, o Return to Forever incorpora o guitarrista Bill Connors e o baterista Lenny White, lançando-se completamente no jazz fusion. Nesse mesmo ano, grava Hymn of the Seventh Galaxy, sendo então reconhecido como um dos maiores expoentes dessa vertente do jazz.
Em 1974, para substituir Connors, junta-se ao grupo o guitarrista Al Di Meola, fortemente influenciado pela música flamenca de Paco de Lucía. Nessa época, a banda atinge seu momento de maior criatividade e qualidade. Em 1974, grava Where have I known you before; em 1975, No Mystery; em 1976, Romantic Warrior, considerado por alguns críticos como seu melhor trabalho.
Uma terceira formação do grupo surge em 1977, com a incorporação de músicos auxiliares nos sopros, além do percussionista Gerry Brown e da cantora Gayle Moran. Essa nova formação grava os álbuns Music magic e Return to Forever Live, o último disco da banda .

Weather Report

Se alguém presume que Miles Davis era o pai, ou pelo menos luz principal, da fusão do jazz com rock e funk, então não é um passo muito grande para perceber que o grupo Weather Report levou essa mistura musical até o fim e achou uma fusão que tocou a pulsação de uma era, além de criar uma obra muito importante durante a sua existência.
O local de nascimento do Weather Report foram as sessões de gravação e preparações para os trabalhos de Davis, ‘In A Silent Way” e “Bitches Brew”. Os caminhos do pianista Joe Zawinul e do saxofonista Wayne Shorter, os fundadores do Weather Report, já tinham se cruzado na banda do Maynard Ferguson.

Os músicos originais do WR, além de Shorter e Zawinul, eram o baixista Miroslav Vitous, o percussionista Airto Moreira e o bateirista Alphonse Mouzon. Os outros integrantes da banda foram entre outros, Eric Gravatt, Omar Hakim,Victor Bailey , Alfonso Johnson, Dom Um Romão e Peter Erskine. Depois dos fundadores, o mais famoso foi o virtuoso baixista Jaco Pastorius.

Apesar dos problemas pessoais, o que se percebia era o declínio de Shorter em suas músicas e na banda. O Weather Report permaneceu como uma força por mais de 15 anos (1970-1985). As melhores gravações do Weather Report estão nos discos “Wheather Report”, “I Sing The Body Eletric’ e “Heavy Weather”(o álbum vendeu mais de 400.000 unidades, muito em função do hit "Birdland") .




País de Origem :Itália

As produções destes dois italianos - Mozart, ou Claudio Rispoli, e Blade. ou Alessandro Staderini - são referência quando se fala em novas produções disponíveis nos circuitos da música de dança. O estatuto de ambos foi conseguido individualmente, e a junção de talentos só veio sedimentar ainda mais o seu inequívoco reconhecimento.
O primeiro trabalho da dupla em disco, o single "I'm Gonna Love You", editado em 1992, teve uma recepção entusiástica junto do meio mais intimamente ligado às novas tendências. Inúmeros disc-jockeys americanos e ingleses manifestaram desde logo a sua admiração pelos trabalhos da dupla. O segundo single, "Say It Again", lançado um ano depois, tornou-se de certa forma na imagem de marca dos Jestofunk. A colaboração com Ce Ce Rogers, vocalista proeminente na cena da música house americana foi iniciada, e o disco chegou aos primeiros lugares das tabelas num grande número de países, essencialmente na Europa. A participação de Rogers continuou nos anos seguintes e, no final de 94, os italianos editam o primeiro longa duração intitulado "Love In A Black Dimension". A música da dupla centrou-se na fusão dos mais variados géneros, acompanhados por uma grande dose de improvisação. Os sons de categorias como a soul, o funk, o R&B e a house estiveram assim presentes em todas as criações.
No álbum seguinte, a entrada de DJ Farias, contribuiu para uma ainda maior originalidade criativa por parte dos Jestofunk. A participação das vozes de Jocelyn Brown e de Freddy McGregor, e a continuidade da contribuição de Ce Ce Rogers, mostraram-se como trunfos importantes na manutenção da qualidade sonora do agora trio de disc-jockeys.

Jeff Beck

Jeff Beck (nascido Geoffrey Arnold Beck; Wallington, 24 de junho de 1944) é um guitarrista britânico que tocou em várias bandas influentes da década de 1960.
Assim como muitos músicos de sua época, Beck começou a trabalhar como guitarrista de estúdio. Em 1965 ele entrou para o Yardbirds (depois que Eric Clapton deixou o grupo). Dezoito meses depois ele também sairia, principalmente por problemas de saúde. Beck passou os anos seguintes tentando obter algum sucesso com sua The Jeff Beck Band - embora os álbuns vendessem bem suas músicas não eram muito comerciais, só conseguiu reconhecimento com o grande público ao gravar em 1975 o álbum Blow by Blow em carreira solo.
Uma característica marcante de seu trabalho é o fato de ele não trabalhar sempre com o mesmo estilo musical,optando por uma fusão de estilos que vão desde o jazz ao rock n' roll com um toque pessoal.
Recentemente uma rádio fez uma pesquisa mundial com uma série de críticos e Jeff Beck foi considerado o 4º maior e mais influente guitarrista do rock. Na revista Rolling Stone ele está em 14º entre os 100 maiores guitarristas de todos os tempos.
Ele continua esporadicamente a gravar e lançar seus discos. Em seus últimos três discos ele fez um trabalho com música eletrônica.
Tem paixão pelos hot rods, carros antigos que são alterados. O próprio Beck é um habilidoso mecânico e restaurador, chegando a ser elogiado por grandes nomes desse meio pelos seus trabalhos com os carros.[carece de fontes]
Ao contrário da maior parte dos guitarristas do rock, Jeff costuma tocar sem a palheta.

Jeff Beck - Come Dancing , sinta o Groove !



Selo Black Jazz Records

O selo independente durou seis anos em sua primeira “encarnação” e foi idealizado pelo pianista Gene Russell, no início dos anos 1970. Para a sorte de qualquer um que goste de boa música, mais de uma vez o catálogo do Black Jazz foi ressuscitado. Investia em estilos diversos, mas priorizava o jazz. Lançou trabalhos de free jazz, soul jazz e abriu espaço para algumas coisas de funk e até gospel. Uma das marcas da gravadora era o estilo das capas: todas com fotos em branco e preto, com uma margem negra que deixava a fotografia no meio e os nomes das músicas, dos músicos e do disco escritos em branco nesta margem. A exceção a essa fórmula, que logo caracterizava os discos do Black Jazz, é justamente o último disco do músico, o mais importante do selo, Adam’s Apple, do pianista Doug Carn. Com sua religiosidade sonora e visual que remetia à África muçulmana, Carn gravou quatro álbuns que estão entre as melhores coisas produzidas no gênero. Os três primeiros ao lado de sua esposa, a vocalista Jean Carn, que mais tarde seguiria carreira de sucesso como cantora de disco music. A mistura de jazz spiritual, soul, funk e free jazz de Carn, exemplifica não somente o som feito por seu selo, mas toda a liberdade e espiritualidade que cercavam essas gravadoras fundadas por descendentes africanos.
Espero que vocês tenham gostado! Vejo vocês na semana que vem! Mantenham a fé!!

Selo Strata East

Entre todos os selos fundados por negros, nenhum é mais lendário e conceituado que o Strata East. Fundado pelo trompetista Charles Tolliver e pelo pianista Stanley Cowell, em 1971, a quantidade de álbuns inovadores que a gravadora lançou é impressionante. A começar pelo primeiro disco, Music Inc., uma big band moderna e explosiva com vários dos músicos que lançariam seus trabalhos pela Strata East ao longo dos anos. A gravadora apostava em um som que ia do post-bop, passava pelo spiritual jazz, o free jazz, o afrojazz e chegava até sonoridades latinas em alguns de seus discos. Muitos dos músicos que passaram pelo selo já possuíam nome estabelecido no cenário, como os saxofonistas Pharoah Sanders, Clifford Jordan e Charlie Rouse e a organista Shirley Scott. Muitos outros, porém, aparecerem com trabalhos surpreendentes pela primeira vez no catálogo da gravadora, que teve como grande hit o disco Winter In América (1974), do músico, escritor e ativista Gil Scott-Heron junto com o pianista Brian Jackson.



“Acho que toda a fundação e alma da música mundial são de origem ‘negra’. Os selos só estavam no lugar certo , na hora certa ”



Lançar um nome como Heron demonstrava que a Strata East tinha, além da função musical, uma preocupação política e de afirmação do negro na sociedade americana. É difícil destacar alguns poucos trabalhos em um celeiro tão bom e produtivo, mas qualquer um dos discos dos fundadores do selo, bem como Black Capra (de Billy Harper), Mutima (de Cecil McBee) e In Harmony (de Weldon Irvine), merecem atenção. Atualmente, grande parte do catálogo do selo – que ainda existe), foi licenciado para ser lançado em CD.

Motown Records

Em 14 de janeiro de 1959, Berry Gordy Jr., produtor musical que havia descoberto a banda de Smokey Robinson, a The Miracles, fundou a Tamla Records depois de pegar um empréstimo de 800 dólares com sua família. Um ano depois, um novo selo, a Motown Records, que incorporou a Tamla e se tornou a mais poderosa gravadora de música negra da história fundada por um negro. A Motown nasceu em Detroit, sob a junção de “motor” com “town”, já que a cidade era conhecida como a “cidade motor” por causa das fábricas de automóveis e da Boeing. O auge criativo foi nos anos 1960 e 1970, mas o selo dura até hoje, subsidiado pela Universal Music. Foram também os artistas da Motown os únicos capazes de concorrer com The Beatles nas paradas de sucesso e vendas de discos na época. “O processo de transformação e aceitação de músicos negros em lugares onde não era permitida a entrada deles, a credibilidade artística e uma indústria monstruosa em formação permitiram que isso acontecesse”, diz Jorge DuPeixe, da Nação Zumbi. Isso, aliado a nomes, que representavam essa disputa, a canções que falavam mais do que “eu te amo” em suas letras, foi essencial, não só para o crescimento da gravadora, mas também para a afirmação do movimento negro e sua representatividade na mídia, já que era impossível ignorar artistas tão populares e talentosos quanto Marvin Gaye, Stevie Wonder, Supremes (com Diana Ross), The Jackson 5, Temptations e outros. Para lembrar, Michael Jackson, nos anos 1980, lançou pela Motown o disco Thriller, o mais vendido da história da música mundial. O sucesso da empreitada de Berry Gordy Jr. abriu as portas para outros negros fundarem seus selos e concederem a chance para novos artistas criarem com uma liberdade até então pouco experimentada. Assim, surgiram gravadoras fundamentais, embora menos conhecidas. “Acho que toda a fundação e alma da música mundial são de origem ‘negra’. Do rock, passando pelo mento, calypso, blues, soul, samba, frevo, jazz. Os selos só estavam no lugar certo, na hora certa”, complementa Jorge. Conheça agora outras importantes gravadoras fundadas por negros entre os anos 60 e 70:

Funk Rare Groove - Qualidade e bom gosto !

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Curiosidade sobre o Funk


Como a intenção é trazer para o seu e o nosso conhecimento algo relevante sobre o título
supra citado: pode ir sentando que lá vem história!
Até a década de 60, a palavra funky era uma gíria pejorativa e ofensiva, relacionada ao
suor corporal. Quanto mais a música era suingada, mais se transpirava e produzia o funky.
De repente, o que era uma ofensa começou a ser adotado por alguns músicos negros para designar
uma maneira de alguns artistas ligados a black music verem o mundo. Tudo podia ser funky: um local,
um jeito de se vestir, um bar ou um jeito de tocar. Reza a lenda que foi uma banda do Arizona,
chamada Dyke and The Blazers, que se encarregou de batizar oficialmente aquela nova forma, já
bastante difundida, de se tocar o soul, lançando em 67 a música “Funky Broadway” (note que a grafia
da palavra ainda continha a letra “y”). A partir daí, a gíria e estilo estariam unidos para sempre.
Enquanto funky era uma maneira de ser, funk era a música desse movimento.
Assim como o soul em seu inicio, a música funk também passou a cumprir o papel de ser um dos
principais condutores da afirmação da cultura afro-americana no final dos 60. Musicalmente falando,
o funk revolucionou mais uma vez o papel do contrabaixo na música. Se no soul , baixo e bateria,
caminham juntos, era um dos segredos para se fazer a musica mais dançante, no funk essa fórmula
seria cada vez mais valorizada. Enquanto James Brown era apontado como o “cabeça” do movimento,
vários outros nomes se firmavam como difusores do estilo, como Sly & The Family Stone, com seu
revolucionário baixista Larry Graham, considerado indiscutivelmente como o inventor do slap.
Depois de trabalhar alguns anos como sideman de James Brown, William “Bootsy” Collins juntou forças
com o produtor e multiinstrumentista George Clinton para formar o Parliament.

Wilson Pickett

Wilson Pickett (18 de março de 1941 - 19 de janeiro de 2006) foi um cantor estadunidense de R&B/Rock and Roll e Soul e compositor conhecida por sua voz bruta, rouca, e apaixonada entrega vocal.

Uma figura importante no desenvolvimento da música soul norte-americana, Pickett gravou mais de 50 canções que figuraram nas paradas americanas de R&B, e muitas vezes estiveram nas paradas de sucesso da música pop também. Entre seus hits mais conhecidos estão "In The Midnight Hour" (que ele co-escreveu), "Land of 1000 Dances" "Mustang Sally" e "Funky Broadway".

O impacto das composições e gravações de Pickett o levaram a sua introdução, em 1991, no Rock and Roll Hall of Fame.


Primeiros anos de vida

Pickett nasceu em 18 de março de 1941 em Prattville (Alabama), Alabama, e cresceu cantando em coros da Igreja Batista.

Ele era o caçula de 11 filhos e pediu a sua mãe "a pior mulher em meu livro", diz o historiador Gerri Hirshey: "Eu fico com medo dela agora. Ela costumava bater-me com qualquer coisa, frigideiras, lenha para fogão - (uma vez eu fugi e) chorei por uma semana. Ficamos no mato, eu e meu cachorro." Pickett finalmente deixou-a para viver com seu pai, em Detroit em 1955.



O início da carreira musical (1955-1964)

O estilo vigoroso e ardente de Pickett de cantar foi desenvolvido na igreja e nas ruas de Detroit, Pickett sob a influência de estrelas da gravação como Little Richard, a quem ele se referiu mais tarde como "o arquiteto do rock and roll.

Em 1955, Pickett tornou-se parte de um grupo gospel chamado "the Violinaires" ou bernadette. O grupo acompanhou The Soul Stirrers, The Swan Silvertones e The Davis Sisters em excursões da igreja em todo o país. Depois de cantar durante quatro anos no grupo popular localmente gospel-harmony, Pickett, atraído pelo sucesso de outros cantores gospel do momento, que deixaram a música gospel no final dos anos 1950 para ir ao mercado de música mais lucrativa secular, se juntou ao grupo Falcons, em 1959.

O Falcons foi um dos primeiros grupos vocais para trazer o gospel para um contexto mais popular, abrindo assim o caminho para a música soul. O grupo Falcons também contou com alguns membros notáveis que se tornaram grandes artistas; pelo tempo que Pickett se juntou ao grupo, Eddie Floyd e Sir Mack Rice também eram membros do grupo. O maior sucesso de Pickett com os Falcons veio em 1962, quando "I Found a Love" (co-autoria de Pickett e tendo Pickett como vocalista principal), alcançou a 6ª posição nas paradas R&B, e o 75º lugar nas paradas de sucesso da música pop.

Logo após a gravação de "I Found a Love", Pickett fez suas primeiras gravações solo, incluindo "I'm Gonna Cry", sua primeira parceria com Don Covay, uma figura importante da música soul sulista. Por esta época, Pickett também gravou uma demo de uma canção que co-escreveu, chamada "If You Need Me". Esta, uma lenta e ardente balada soul apresentando um sermão falado, foi enviada por Pickett para Jerry Wexler, um produtor da Atlantic Records. Wexler ouviu a demo e gostou tanto dela que deu a um dos artistas de seu próprio selo de gravação, Solomon Burke.

A gravação de Burke, "If You Need Me" tornou-se um de seus maiores hits (2º lugar na R&B e 37º na pop) e é agora considerada um standard da música Soul, mas Pickett ficou arrasado quando ele descobriu que a Atlantic tinha passado adiante a sua canção. "Primeira vez que eu alguma vez chorei na minha vida", Pickett mais tarde recordou, não obstante ter chorado, quando criança, durante uma semana, como já referido acima. A versão de Pickett da canção foi lançada pela Double L Records, e foi um sucesso moderado, atingindo no máximo as posições 30º lugar da parada R&B e a 64ª posição na parada de sucessos pop.

O primeiro grande sucesso de Pickett como um artista solo veio com a canção "It's Too Late", uma composição original (não confundir com o standard de Chuck Willis com o mesmo nome). Entrando nas paradas em 27 de julho de 1963, acabou culminando em 7º lugar nas paradas R&B e na 49ª posição nas paradas de sucesso pop. O sucesso deste disco convenceu Wexler e a gravadora Atlantic a comprar o seu contrato da gravadora Double L Records em 1964.


http://www.4shared.com/audio/ncbzz_wT/Wilson_Pickett_-_Dont_Knock_My.html?


http://www.4shared.com/audio/0XL856FL/Wilson_Pickett_-_Get_Me_Back_O.html?



Eu recomendo ! We Funk Rádio do Canadá

Apreciadores do bom e velho Funk Rare Groove , é o seguinte . Faço questão de divulgar esta rádio cujo nome chama-se We Funk , lá do Canadá . Essa rádio toca o que há de mais obscuro em matéria de Funk Rare Groove . São sets de 01:30 mais ou menos , mesclando o que eu curto demais que é o Rare Groove porém no meio é mesclado Hip Hop . Pra quem não curte , vale muito a pena só para ouvir Funk Rare Groove !
A dica está dada !

The Commodores

The Commodores foi uma banda de soul e funk dos EUA, liderada por Lionel Richie até 1983.
Destacam-se músicas como para "Still", "Machine Gun", "Easy" e "Three Times A Lady".
Em 1968 os colegas de escola Milan Williams, Ronald LaPread, Willian King Jr.,Thomas McClary
e Walter Clyde Orange juntam-se a Lionel Richie e formam os “The Commodores”. Logo no início
da carreira, a banda participou de uma audição onde foram escolhidos para abrir a turnê do
grupo formado pelos irmãos de Michael Jackson, os Jackson 5. Dois anos depois de percorrer o
mundo com a turnê dos Jackson 5, os Commodores lançam seu primeiro álbum.


The Commodores em show na Gulfstream Park, Hallandale, Flórida.
Em 1974 lançam “Machine Gun” e começam a trilhar uma carreira de sucesso com 3 discos de
platina, e vários hits nas paradas. Lionel Richie se tornou o compositor principal do grupo.
“Three Times A Lady”, “Still”, “Just To Be Close To You” e “Easy” foram os hits mais tocados
na época em que os The Commodores estavam no auge da carreira.
Com o tempo, Lionel Richie foi-se afastando do grupo em projetos paralelos. Em 1980 produziu
e escreveu canções para o disco de Kenny Rogers e, em 1981, ganhou o disco de platina com o
dueto formado com Diana Ross para o hit "Endless Love", que foi trilha sonora do filme Amor sem fim.
Após a saída de Lionel Richie, os Commodores ainda tiveram um sucesso mundial, com a canção "Nightshift", do álbum de mesmo nome, em 1985.







Bootsy Collins

William "Bootsy" Collins (Cincinnati, 26 de outubro de 1951) é um baixista, cantor
e compositor de funk.
Após destacar-se com a banda de James Brown, no fim da década de 1960, e com o
Parliament-Funkadelic nos anos 1970, o baixo pulsante de Collins e seus vocais bem-humorados
o estabeleceram como um dos principais nomes do funk. Collins faz parte do Rock and Roll Hall
of Fame, para o qual foi indicado em 1997 com quinze outros membros do Parliament-Funkadelic.

Biografia

Décadas de 1960 e 70
Juntamente com seu irmão mais velho, Catfish Collins, Kash Waddy e Philippé Wynne, Collins
formou em 1966 a banda chamada The Pacesetters. Em março de 1970, depois da maior parte dos
membros da banda de James Brown abandoná-lo, devido a uma disputa salarial, os Pacesetters
foram contratados para tocar com o cantor, e passaram a ser conhecidos como The J.B.'s
(também são conhecidos como os J.B.'s "originais", como forma de distingui-los das formações
posteriores da banda). Embora tenham trabalhado para Brown por apenas 11 meses, os J.B.'s
originais tocaram em algumas das gravações de funk mais intensas do artista, incluindo
"Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine", "Super Bad", "Soul Power" e "Talkin' Loud and Sayin' Nothing".
O então jovem Bootsy envolveu-se diversas vezes em conflito com o sistema rígido usado por
James Brown para disciplinar sua jovem banda sempre que sentia que haviam saído da linha.
Após sair da banda eventualmente, Collins se mudou para Detroit, seguindo o conselho da cantora
e futura companheira de Parliament, Mallia Franklin.









Chairmen of the Board

Chairmen of the Board é uma banda de soul music que esteve em atividade no final da
década de 1960 e início da de 1970, surgida em Detroit, Estados Unidos da América.
Sua canção de maior sucesso foi "Give Me Just a Little More Time", que chegou à posição
3 da Billboard Hot 100.

Discografia

Ano Álbum U.S. Top 200
1970 The Chairmen of the Board
1970 In Session
1972 Bittersweet
1973 Greatest Hits
1974 Skin I'm In
2006 Beach Music Anthology









Barrabas

Barrabas era uma banda Espanhola com mistura de Rock, Funk, Soul, Batuque e muito vocal. Emplacaram dois sucessos "Wild Safari" e "Woman" ambas do disco Wild Safari. Esta banda foi formada por Fernando Arbex e Ricky Morales (ex-Los Brincos), misturavam os sons psicodélicos com a salsa, o funk, criando uma nova receita para o exito a nível mundial.






Black Heat

Black Heat foi uma banda de funk fundada na década de 1970 por King Raymond Green e
descoberta por Phillip Guilbeau. Durante a sua estadia, lançaram três álbuns e um hit,
o single "No Time to Burn", que esteve na 46ª posição da Billboard Hot 100.

Johnell Gray - teclado, vocal
Bradley Owens - guitarra, vocal
Chip Jones - baixo, vocal
King Raymond Green - congas, harmônico, vocal
Esco Cromer - bateria, vocal
Ray Thompson - Woodswinds
Rodney Edwards - trompete

Discografia

Black Heat (Atlantic Records, 1972)
No Time to Burn (Atlantic, 1974)
Keep on Runnin (Atlantic, 1975)



Buddy Miles

George Allen Miles Jr. (05 de setembro de 1947 - 26 fev 2008), conhecido como Buddy Miles ,
foi um americano baterista de rock e funk , mais conhecido como membro fundador da
The Electric Flag , em 1967, depois como membro do Jimi Hendrix 's Band of Gypsys ,
de 1969 até Janeiro de 1970.

Início da vida

George "Buddy" Miles nasceu em Omaha, Nebraska, em 05 de setembro de 1947. Ele era conhecido
como uma criança prodígio, originalmente tocando bateria em seu pai, George Miles, é pai,
banda de jazz, o Bebops, começando aos 12 anos. Sr. Miles tocou contrabaixo com Duke Ellington ,
Count Basie , Charlie Parker e Dexter Gordon .
Em sua adolescência Miles Jr. era muitas vezes visto pendurado para fora, bem como a gravação
ao Promoções Universal Corporation UPC) estúdios de gravação (que mais tarde se tornou Rainbow
Recording Studios .
Foi dado o apelido de "Buddy" Miles por sua tia, após o baterista Buddy Rich .


Início da carreira

Miles tocou em uma variedade de rhythm and blues e soul age como um adolescente, incluindo
Ruby & The Romantics , o Ink Spots , os Delfins e Wilson Pickett . Em 1967 ele se mudou para
Chicago, onde formou o Electric Flag com o guitarrista Mike Bloomfield . Nick Gravenitis era
o vocalista sobre isso (e também alguns outros Bloomfield LP's). O blues - soul - rock banda
fez sua estréia ao vivo no Festival Pop de Monterey , em meados de 1967 e lançou seu álbum de
estréia, Columbia, A Long Time Comin ' , no início do próximo ano (1968). Miles, por vezes,
vocalista do grupo, além de tocar bateria. O grupo se separou depois de seu segundo álbum
An American Music Band (final de 1968) e Miles formou o Buddy Miles Express , com Jim McCarty,
que mais tarde o guitarrista de Cactus. Um álbum de grandes sucessos da Electric Flag foi emitido
em 1971 pela Columbia. Em 1974, a Electric Flag reformado rapidamente e lançou o álbum Atlantic
A Band ficou tocando .





24 Carat black






















Dale Ossman Warren (c.1940 - 1994) foi um americano músico, que ficou conhecida
por seu trabalho como arranjador para a gravadora Motown em 1960 e, posteriormente,
para a Stax rótulo onde trabalhou com Isaac Hayes , entre muitos outros. Ele também
foi o principal responsável para a escrita, arranjando e produzindo o influente 1973
funk conceito do álbum Ghetto: Azar de Riqueza por 24 Carat Black.
Ele nasceu em Detroit, Michigan , e era sobrinho de Berry Gordy é a segunda esposa, Raynoma,
muitas vezes conhecida como "Miss Ray". Foi realizado um conservatório treinados violinista ,
e em 1961 foi contratado pela tia para trabalhar como cordas , arranjador para a gravadora Motown.
Lá, trabalhou com The Supremes , entre outros, e também trabalhou na década de 1960 como um
arranjador freelancer com outras gravadoras de Detroit .











Billy Cobham

Billy Cobham (16 de maio de 1944) é considerado um dos grandes bateristas
da história da música norte-americana. Foi mundialmente reconhecido após
gravar o álbum Bitches Brew de Miles Davis, considerado o primeiro álbum
de jazz-rock da história da música norte-americana. Participou com Jonh Maclaughin,
Rick Laird e Jan Hammer num dos maiores grupos de jazz-rock da história: Mahavishnu Orchestra.
Acompanhou grandes nomes do funk como, por exemplo, James Brown. Seu álbum solo mais
famoso é o Spectrum, de 1973.
Muito crédito é dado a Cobham por sua incrível técnica e habilidade ao instrumento,
tendo influenciado gerações de bateristas das décadas de 1970, 1980 e 1990 tais
como Dennis Chambers e Rick Lawton.



Curtis Mayfield

Curtis Mayfield (Chicago, 3 de Junho de 1942 - Roswell, 26 de Dezembro de 1999)
foi um músico estadunidense.
Ele se tornou famoso no começo da década de 1960 como compositor e vocalista do
grupo The Impressions. Na década de 1970, seguiu uma bem sucedida carreira solo
e se consagraria como um dos músicos mais influentes de sua época. Seu álbum mais
importante é "Superfly", de 1972, trilha sonora do filme homônimo.
Multi-instrumentalista, ele tocava guitarra elétrica, baixo, piano, saxofone e bateria.
Além de ter sido um dos grandes mestres da soul e do funk dos Estados Unidos (ao lado de
nomes como Al Green, Isaac Hayes, Marvin Gaye e Stevie Wonder), Mayfield é também
lembrado como um dos pioneiros das músicas de consciência socio-políticas do movimento
negro em seu país.





Galactic Funk Star Wars

Galactic funk star wars é um álbum de disco lançado por Meco em 1977.
O álbum de remakes de vários temas e canções do Star Wars trilha sonora disco Jazz .
Um single do álbum, intitulado " Star Wars Theme / Cantina Band "foi lançado,
e bateu o número um na Billboard Hot 100 em 01 de outubro de 1977, segurando-se no local
durante duas semanas. Além da versão normal do álbum 3:32 contém uma versão completa de
15 minutos da música .




Funkhouse Express - Music Makes You Move

Funkhouse Express , Banda de Funk final dos anos 60 e inicio dos 70 com muita psicodelia , percussão pesada , sopro , guitarras agitadas e todas as coisas que fazem o Funk Groove tão grande !


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dennis Coffey

Dennis Coffey, lenda viva do groove mundial, Coffey foi um dos guitarristas dos Funk Brothers, a banda de estúdio da Motown. Então muitos dos clássicos do Isley Brothers, The Temptations e até mesmo Funkadelic, teve a guitarra desse cara. Além disso, aventurou-se em trilhasblaxploitation como a clássica “Black Belt Jones“, de 73.





The Oceanliners – Funky Pants

Uma raridade , selo Blue Tramp , The Oceanliners - Funky Pants , um petardo sonoro ,
que entra na alma , na veia e que faz chacoalhar o esqueleto . Tá na mão , Enjoy !


The Nite Liters

The Nite Liters é uma banda de funk americano e de R & B formado em Detroit , Michigan por compositores antigos da Motown e Vernon produtores Bullock eHarvey Fuqua e da indústria musical do veterano Tony Churchill. O grupo é notável e tem sido ao longo do tempo .A história do grupo começa com o equipamento instrumental, The Nite Liters que tinham sidooriginalmente formado em 1963 em Louisville, Kentucky por Tony Churchill e Harvey Fuqua, e contou,na sua heydey, além de Churchill no sax tenor e vibrações, CharlieHearndon na guitarra,James Baker nos teclados, Robin Russellna bateria, Robert "Tropeço" Jackson no trompete, Austin Landerno sax barítono, Leroy Taylor no baixo, e, mais tarde, CarlMcDaniel na guitarra. (anteriores membros incluíam JohnnyGraham, depois de Earth, Wind & Fire). Vale muito a pena conhecer esta banda , cheio de groove , metais e ritmos . Enjoy !
http://www.4shared.com/audio/qfEHT-AI/The_Nite_Liters_-_Anything_goe.html?
http://www.4shared.com/audio/CXx1l9_j/The_Nite_Liters_-_Cowboy.html?
http://www.4shared.com/audio/JmJ2hqW4/The_Nite_Liters_-_Craaaashing.html?
http://www.4shared.com/audio/vEizE5Oo/The_Nite_Liters_-_Damn.html?
http://www.4shared.com/audio/upAu_T3w/The_Nite_Liters_-_Drumology.html?
http://www.4shared.com/audio/rwQYhs_y/The_Nite_Liters_-_Excuse_me_wh.html?
http://www.4shared.com/audio/z5NOPXCr/The_Nite_Liters_-_Pee-fool.html?
http://www.4shared.com/audio/ukCxWEiJ/The_Nite_Liters_-_Serenade_for.html?
http://www.4shared.com/audio/nSLhKGea/The_Nite_Liters_-_Valdez_in_th.html?